sábado, fevereiro 03, 2007


Diante do declínio da procura por suas rebuscadas toalhas e guardanapos, as rendeiras de uma comunidade tradicional polonesa descobriram que a solução para seus problemas estava na... calcinha. A idéia de produzir calcinhas de renda deu vida nova à bicentenária indústria têxtil de Koniakow.

"As peças tradicionais estavam muito caras e não vendiam mais. Uma amiga disse, brincando: 'Por que vocês não começam a fazer fio-dental?'", disse a artesã Malgorzata Sanaszek. "Ela fez uma para mim e depois para outras amigas. Foi um sucesso."

A revolução das calcinhas provocou a ira em muita gente. Os poloneses são católicos fervorosos. "Nossa renda é conhecida em toda a Polônia. Fornecemos para o Papa João Paulo II, para a rainha da Inglaterra e para o altar de igrejas", disse Mieczyslaw Kamieniarz. Sua família está no ramo há cinco gerações.

"É vergonhoso e humilhante ver que a mesma renda está sendo usada agora no traseiro das pessoas."

As peças já estão sendo comercializadas até pela internet. "Fazer uma calcinha fio-dental é muito mais fácil", comemora Krystyna Kaisar. Uma toalha leva de uma semana a seis meses para ficar pronta. A calcinha não leva mais que um dia, e custa 38 dólares (81 reais).
- Imagina quando uma mulher for vestir a calcinha...
cada coisa que aparece por ai !!
globo.com

Nenhum comentário: